Home | E-mail | Contactos  

Aulas de Música
Professores:
Grygoriy Grytsyuk – PIANO
Orest Grytsyuk - VIOLONCELO
Local: Carmina Galeria

  • Abertas inscrições permanentes
  • Dia da semana: Sábado (1 hora por sessão)
  • Horário: a partir das 10h00
  • Custo por hora: 30 euros.

Piano disponível na Carmina Galeria

Violoncelo a cargo do aluno

Biografia dos professores

Grygoriy Grytsyuk

Nasceu na Ucrânia. Começou a estudar música aos cinco anos com o professor Vassyl’ Kufliuk. Um ano depois, ingressou na Escola Especial de Música Solomia Krushelnytska, onde estudou piano com Natália Ripko e Yuri Kyreichuk e mais tarde, no Conservatório Superior de Música M.V.Lyssenko em Lviv (Ucrânia), com Olga Katcheva. Obteve o diploma de Piano em 1984, tendo-lhe sido conferidas as qualificações de Concertista, Solista de Música de Câmara, Acompanhador e Professor.

Desde a sua primeira actuação em público aos 16 anos com a Orquestra Sinfónica de Lviv (Concerto nº2 de Schostakovich), desenvolveu uma carreira múltipla, tendo realizado concertos como solista, músico de câmara e acompanhador em França, Roménia, Eslovénia, Polónia e no seu país natal.

Após a conclusão do curso, iniciou a sua actividade profissional como professor de piano na Escola Especial de Música em Tchernivtsi. Paralelamente ingressou, como solista, na Philarmonia Estatal de Tchernivtsi e trabalhou como organista e cravista no conjunto de música barroca Consonance.

Em 1990 foi premiado no concurso internacional de música de câmara Outono Dourado na Ucrânia.

Convidado pelo Conservatório Regional de Angra do Heroísmo, em 1996 prosseguiu a sua carreira como professor de piano e concertista.

Tem-se apresentado, desde então, regularmente em recitais e concertos de música de câmara, denotando grande versatilidade na literatura pianística, bem como uma notável maturidade técnica. Da sua ampla actividade salienta-se a participação no I Festival de Música Clássica de Angra do Heroísmo, Festival Cantar Liberdade de Almada, Festival Internacional de Música de Aveiro. Colaborou com José Oliveira Lopes, Laryssa Savtchenko, Isabel Malaguerra, Luísa Alcobia Leal, Cristina Pamplona Meireles, André Fonseca, Gustaaf van Manen, Mychailo Roussal, Eugénia Soltys, Taras Poustovhar, Gareguin Aroutiounian, entre outros. Ao longo dos anos o duo com o seu irmão violoncelista Orest Grytsyuk tem assumido um lugar privilegiado nas suas apresentações em público.

Com o Quinteto d’Angra, constituído por Elena Kharambura, José João Silva, Ostap Kharambura e Orest Grytsyuk, participou em vários eventos culturais pela região, com especial destaque para as comemorações do I Centenário da Visita Régia de D. Carlos e D. Amélia aos Açores 1901-2001, convite da Presidência do Governo Regional dos Açores.

Gravou um CD com Luísa Alcobia Leal com obras de F. Schubert e R. Schumann, patrocinado pela Direcção Regional de Cultura e integrou a banda sonora do filme O Homem da Câmara de Filmar de Antero Ávila.

É membro fundador da EPTA – Portugal.

Orest Grytsyuk

Natural da Ucrânia, iniciou a sua formação musical aos seis anos, sob orientação do professor Vassyl´ Kufliuk. Mais tarde ingressou na Escola Especial de Música Solomia Krushelnytska, em Lviv (Ucrânia), onde estudou com o professor Yevhen Sibilem.

Em 1986 foi admitido no Instituto Superior de Música M. V. Lysenko do Estado de Lviv, onde prosseguiu o seu curso, sob a orientação do professor Yuriy Laniuk. Durante os seus estudos participou em vários concertos em Lviv, bem como noutras cidades da Ucrânia. Trabalhou, paralelamente, na Orquestra Sinfónica da Galícia durante dois anos. Concluiu o curso em 1993, tendo-lhe sido conferidas as qualificações de Concertista, Solista de Música de Câmara, Solista de Orquestra e Professor.

Iniciou, então, a sua actividade profissional no Instituto Superior de Música na Faculdade de Música de Câmara e Quarteto de Cordas da cidade de Lviv. Durante esta época, participou em várias tournées, como membro de Quarteto de Cordas pela Suécia, Polónia, ex-Jugoslávia, ex-Checoslováquia e Hungria.

Chegou aos Açores, a convite do Conservatório Regional de Angra do Heroísmo, em 1995,onde, desde então, lecciona Violoncelo.

Durante estes anos é de salientar a preferência dada ao trabalho conjunto com o pianista e irmão Grygoriy Grytsyuk, no mais variado repertório para violoncelo e piano.

No domínio da música de câmara, tem colaborado nos diversos conjuntos instrumentais apresentando-se, regularmente, em concertos e recitais nas temporadas anuais da DRAC e outros eventos culturais organizados pelas Câmaras Municipais e Casas de Cultura por todo o Arquipélago dos Açores. É de sublinhar a sua participação na temporada de música contemporânea Atrium XX, no Centro Cultural de Angra do Heroísmo, com as primeiras audições do Quarteto para o Fim dos Tempos de O. Messiaen, Sinfonia de Câmara de A. Shöenberg (versão para quinteto), Canto de Amor e de Morte de F. Lopes-Graça, Quarteto de P. Hindemith, entre outras.

Com o Quinteto d’Angra participou, a convite da Presidência do Governo Regional dos Açores nas comemorações do Primeiro Centenário da Visita Régia de D. Carlos e D. Amélia aos Açores 1901-2001, bem como na XIII Semana de Estudos do Instituto Açoreano de Cultura.

Foi chefe de naipe da Orquestra do Teatro Angrense e apresenta-se frequentemente com os Coros da Terceira, S. Miguel e S. Jorge.

Integrou as Bandas Sonoras dos filmes: O Homem da Câmara de Filmar de Antero Ávila e Maria do Mar de Bernardo Sassetti.

 


Site optimizado para IE 5.0® ou superior, a uma resolução de 800x600.