Home | E-mail | Contactos  
Quem somos
Galeria
Ficha Técnica
Localização
Contactos
Artistas
Exposições
Eventos
Loja
APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

 

Em Julho de 2004 foi inaugurado um edifício novo, com cerca de 300m 2 , na Ladeira Grande, Feteira, Ilha Terceira, que é a sede da Carmina Galeria de Arte Contemporânea. É um projecto pioneiro, na área da Cultura, na Terceira e nos Açores, pela sua abrangência e polivalência, aberto a todas as idades, de todas as profissões e condições sociais. A galeria está aberta de quarta-feira a domingo das 16 ás 21 horas e sábados das 18 ás 23 horas, encerrando aos feriados. Durante todo o ano estão à disposição do público peças de arte – pintura, desenho, fotografia, escultura, gravura, vídeo-arte, etc., consoante os artistas que estão representados. No último sábado de cada mês, a partir das 22 horas, há um acontecimento de arte - recital de poesia, música ao vivo, cinema de arte, pequenas peças de teatro, palestras, etc.. Estes eventos acontecem no Chico Bento Botequim que é o bar de apoio à galeria onde também se podem apreciar, um vinho raro, casta verdelho, dos Biscoitos, um Chá distinto, uma merenda, com uma vista privilegiada sobre o mar e baía de Angra e uma agradável música num ambiente que convida a conversar serenamente.

A galeria deseja contribuir para a valorização das crianças, jovens, gente de todas as idades promovendo cursos em que se podem aprender técnicas no domínio das artes plásticas, da escrita literária, da dança e outras expressões artísticas. Concretamente, a partir do próximo mês de Maio, estão abertas inscrições para o curso de iniciação de Desenho cujos elementos temos o gosto de junto enviar. A par destes cursos desejamos promover visitas guiadas de turmas, dos vários ciclos de ensino, acompanhadas pelos seus professores, pais ou encarregados de educação. Esta abertura estende-se aos idosos das nossas Casas de Repouso, Casas do Povo, Juntas de Freguesia. Com as viaturas disponíveis por estas instituições e uma simples chamada telefónica para a galeria podem oferecer-se bons momentos de convívio às crianças e idosos desta terra. Este espaço disponibiliza também um serviço de Design Gráfico onde se podem executar cartazes, capas de livros, anúncios, catálogos, desenho de T-Shirts, etc.. Na loja da galeria estão disponíveis peças de artistas a preços muito acessíveis, de bom gosto e qualidade. São pequenas peças em cerâmica, serigrafias, gravuras, objectos diversos. Num ambiente agradável e distinto a galeria vai iniciar um serviço de reuniões de trabalho, pequenos congressos sobre um determinado tema e em que é possível sentar cerca de quarenta pessoas a assistir a palestras com projecção de diapositivos ou outros meios audiovisuais. Nessas reuniões podem-se disponibilizar, bebidas, refeições ligeiras ou um jantar, atempadamente programados.

Esta polivalência de um projecto cultural e as suas potencialidades ficam ao dispor das nossas Autarquias, das nossas Instituições Sociais, das nossas Empresas, do público em geral, de modo aproximar de todos, com naturalidade, o prazer de usufruir dos bens da Cultura e da Arte num ambiente preocupado com a modernidade e civilidade que os habitantes desta terra devem merecer.

GALERIA DE ARTE

O conceito adoptado não se limita estritamente a um espaço de exposição e de venda de obras de arte. Pretende-se ainda, alargar o leque de possibilidades culturais, na formação e na área de serviços educativos, ou eventos sociais de cultura contemporânea, abrindo sempre às possibilidades da ciência, da tecnologia e outros saberes.

OBJECTIVOS

Estabelecer uma relação directa entre os vários agentes culturais, potenciando desse modo, projectos teórico-práticos, conferências, debates, convívios que fomentem uma reflexão sobre a vertente antropológica do Conhecimento e da Arte.

Promover artistas, arte e outros eventos:
- Pintura
- Escultura
- Design
- Cerâmica
- Fotografia
- Gravura
- Serigrafia
- Instalação
- Vídeo art
- Performance Art
- Happening
- Exposições de carácter juvenil
- outros


PÚBLICO ALVO

Todos os interessados em acontecimentos culturais, sociais, tecnológicos e científicos, procurando-se também uma resposta eficaz, dirigida ao público escolar, tendo em vista a formação de públicos futuros, mais assíduos e dinamizadores de actividades culturais.

Diversificando e estimulando o programa com critério e originalidade, elege-se como objectivo, para além da actividade regular de uma galeria de arte, a aproximação do público às questões de índole cultural, relacionadas com o entendimento da produção artística actual, abrindo novos canais comunicativos e simultâneos com os acontecimentos do mundo, nomeadamente, sempre que possível, parcerias com outras galerias e instituições.


Site optimizado para IE 5.0® ou superior, a uma resolução de 800x600.