Home | E-mail | Contactos  
Quem somos
Galeria
Ficha Técnica
Localização
Contactos
Artistas
Exposições
Eventos
Loja
João Cutileiro
João Cutileiro nasceu em Lisboa a 26 de Junho, no seio de uma família da média burguesia, ilustrada com sentimentos anti-fascistas.

Em 1941, com apenas quatro anos de idade, João vai juntamente com a família para os Açores, onde seu pai, então médico militar, havia sido colocado. Vive dois anos na ilha Terceira, da qual guarda muito boas recordações.

Em 1951, quando ia a caminho de Kabul (Afeganistão), onde seu pai esteve a trabalhar durante um ano, João Cutileiro passa por Florença, onde toma contacto com a obra de Miguel Ângelo. Foi uma visão que não mais esqueceu e fez aumentar a certeza de que queria fixar-se na Escultura (certeza essa que teve aos seis anos de idade, quando modelou um presépio). Na volta de Kabul matricula-se, então, na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa.

João Cutileiro respira o pó das influências de uma vida e empenha o seu dia a dia na realização de uma criatividade muito própria e de uma atitude independente e liberta de estereótipos. Artista reconhecido internacionalmente, as suas obras são geradoras de ódios e paixões.

Para ele, esculpir é uma afirmação da realidade da sua própria existência, num trabalho que não conhece o cansaço e num esforço que parece não ter limites. Autenticidade e economia na concepção do modelo são os grandes objectivos dos trabalhos de Cutileiro, obras que nascem das paixões, aspirações, dúvidas e receios do escultor.

Os seus temas são o amor, o desejo e a plenitude do ser, cuja revelação no domínio da natureza é celebrado com respeito e simplicidade. João Cutileiro é o responsável pela grande viragem da escultura portuguesa nos anos 80 e pela ruptura com a estatuária oficial, fazendo-a evoluir do classicismo estilizado para uma nova era completamente liberta da iconografia vigente.

Site optimizado para IE 5.0® ou superior, a uma resolução de 800x600.